Igarapé Piriquitaquara - 1 dia
Conheça o roteiro
DIA 1
Começaremos nossa jornada para a Ilha do Combú atravessando o majestoso Rio Guamá, Uma travessia de 20 minutos onde os tons da natureza começam a se revelar no trajeto que nos leva em direção à parte mais tranqüila da Ilha no Igarapé Piriquitaquara. Enquanto vamos nos afastando do ambiente urbano e adentrando as “ruas” aquáticas do Combú, podemos observar as casas ribeirinhas que nos contemplam das margens em meio à vegetação, o movimento dos barcos que percorrem estas águas, a vida naturalmente fluindo neste ambiente onde terra e água tem suas fronteiras borradas. Ali poderemos observar as casinhas coloridas do Street River, pintadas por artistas paraenses e a natureza que nos chama entre aningas e açaízeiros repletos de histórias.
Ao amanhecer, envolto pelos sons da mata e o canto dos pássaros, seremos recebidos em uma charmosa estrutura rústica de madeira — típica do ribeirinho —, voltada para o rio, onde o café da manhã ganha caráter de cerimônia matinal. Após o café, uma trilha na mata onde a paisagem e os sabores se misturam oferecendo uma experiência sensorial
Numa curta caminhada chegaremos à produção do “óleo dourado”, extraído da andiroba — uma árvore emblemática da Ilha do Combú. Lá vive e trabalha um grupo de mulheres da comunidade, fundadoras da Associação de Mulheres Extrativistas do Combu (AME).
O processo de manejo tradicional da andiroba, resgatado pela AME, envolve saberes ancestrais, força feminina e poder curativo, contribuindo para a bioeconomia local. Por meio da coletividade, essas mulheres aliam a geração de renda à preservação da espécie, promovendo o uso sustentável da planta e a produção de seus derivados, ricos em propriedades medicinais.
Na sede e loja da associação, elas compartilham conhecimentos transmitidos por gerações, apresentam seus produtos e nos convidam a confeccionar embalagens naturais utilizando folhas de cacau. Uma experiência que valoriza a sustentabilidade e o cuidado em cada etapa. E, claro, os produtos também estarão disponíveis para aquisição!
Instalado às margens do Furo da Paciência, o Restaurante Boá na Ilha oferece um almoço ribeirinho que celebra o melhor da culinária regional com sabor, fartura e hospitalidade. O cenário se estende além da mesa com um banho de rio com estilo ribeirinho num deck onde a maré dispõe a altura da água e em bicas que funcionam sob a regulação da luz solar propiciando uma sensação de frescor e liberdade em contato direto com a natureza.
Ali vamos saborear pratos à base de peixes amazônicos, bebidas refrescantes com as frutas típicas regionais e o puro açaí da Ilha.
Em seguida, seremos recebidos no Ygara por Charles e sua família e iremos conhecer o manejo tradicional do Açaí, fruto que é base da sustentação dos amazônidas e parte fundamental da cultura alimentar paraense. No Ygara vamos conhecer a vida ribeirinha e o cotidiano de uma família que nos ensina sobre a delicada relação entre o ser humano e a natureza. Vamos adentrar na mata e presenciar a habilidade e técnica necessárias para colheita dos frutos, e conhecer a história pessoal de uma relação com a Ilha marcada pela transição do manejo predatório da floresta para a valorização sustentável da cultura e biodiversidade local.
No retorno da trilha, teremos a oportunidade de participar do processamento do açaí e de sua degustação à moda paraense. Ao final da visita, seremos presenteados com o tradicional Banho de Cheiro feito com ervas amazônicas, para abrir os caminhos e perfumar nossa estada neste lugar tão especial da Amazônia Paraense.
Despedida da Ilha com retorno para Belém ao entardecer .